sábado, 31 de julho de 2010

Biscoitos e Pastéis de Castanha-do-Pará

Lendo um artigo, fiquei curiosa quando o autor disse que a castanha do pará poderia substituir a farinha de trigo em muitas receitas. Será que substituiria completamente, ou apenas uma parte?

Como podemos perceber na literatura, a cartanha-do-pará, possui MUITO mais gordura que a farinha de trigo - que praticamente não tem gordura - então, será que essa substituição não acarretaria grandes mudanças no produto final?

Resolvi testar e responder minhas dúvidas com duas receita: uma de biscoito e outra de pastel.

OS BISCOITOS:

Fiz 3 receitas de biscoitos.

A 1º, com uma receita básica (sem a castanha e com farinha de trigo), a 2º sem farinha de trigo e com castanhas trituradas e a 3º com farinha de trigo e castanhas trituradas.

RECEITAS – Biscoitos de fécula de batata

INGREDIENTES

1-Básica

2-Sem trigo/com castanha

3-Com trigo/com castanha

fécula de batata

1 pacote

1 pacote

1 pacote

farinha de trigo

180g

X

120g

açucar

120g

120g

120g

margarina

200g

200g

200g

sal

q/b

q/b

q/b

castanha-do-pará

X

180g

80g

MODO DE FAZER:

Junte todos os ingredientes e amasse bastante, até que a massa fique homogênea. Modele os biscoitos e coloque em assadeiras não untadas.

Costumo fazer biscoitos com aproximadamente 5g cada um.

Assar em forno pré aquecido (180ºC).

Obs: Na receita que não foi adicionada a farinha de trigo, não foi possível modelar os biscoitos com a mão, dessa forma foi utilizado o um “saco de confeiteiro”.

Dicas: Eles também podem ser modelados com forminhas. Uma vez fiz trevinhos e corações, ficaram um charme.

A receita também pode ser incrementada. Experimente colocar gotas de chocolate, canela, açúcar mascavo, ou até mesmo pimenta, que tal?

Qualquer dia vou fazer esse de pimenta…

COMENTÁRIOS

A segunda receita foi a mais elogiada, aqui em casa. Apesar do formato original dos biscoitos não ter sido mantido, pois derreteram no forno e ficaram com formato de “cookies” americanos, a textura e o gosto ficaram ótimos. Essa receita além de ter um sabor mais acentuado que as outras também mostrou maior “coeficiente de embebição”, que relaciona o tempo necessário para incorporação de saliva ao produto antes de ser ingerido.

A primeira receita é a original e, na minha opinião, a melhor. Até porque, depois de fazer todos os testes, fiquei até um pouco enjoada de castanhas…

A Terceira, também ficou saborosa, mas um pouco quebradiça, parecendo que estava ressecada. Mas isso deve ter acontecido pelo fato de eu não ter mudado a receita como um todo e sim apenas ter acrescentado a castanha triturada.

OS PASTÉIS:

2 receitas foram feitas.

A 1º básica, com o trigo e a 2º com trigo e castanha triturada. Não fiz uma receita só com as castanhas pq, como os biscoitos derreteram, imaginei que aconteceria o mesmo com os pastéis.

RECEITAS – Pastéis de forno

INGREDIENTES

Básica

Com trigo com castanha

água gelada

q/b – aproximadamente 25ml

q/b – aproximadamente 25ml

farinha de trigo

240g

180g

Castanha-do-pará

X

60g

margarina

100g

100g

sal

q/b

q/b

Catupiry (recheio)

q/b

q/b

MODO DE FAZER:

Peneirar o sal com a farinha e juntar a margarina. Amassar bem e adicionar a água AOS POUCOS até que a massa fique homogênea. Não coloque muita água pois a massa ficará pegajosa.

Modele, recheie os pastéis e coloque na assadeira não untada. Leve ao forno, pré aquecido, até que fiquem douradinhos.

Dicas: O recheio pode variar… use sua criatividade que, com certeza, vai ficar muito bom.

COMENTÁRIOS

O pastel de castanha ficou bem gostoso, porém, deve ser servido ainda quente. Micro-ondas, nem pensar - “ele virou um chiclete” – palavras de minha irmã.

A textura dele, ainda quente, se parece com o de uma “massa podre”, estilo aquela de empada, bem quebradiça. Ficaram uma delícia QUENTES!

Espero que tenham gostado das receitas!

Se tentarem em casa, não esqueçam de vir aqui me contar o resultado!!

Nos "vemos" no próximo DESAFIO 15!

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Ingrediente revelado


Boa Tarde!!


Finalmente, depois de uma certa demora, consegui esquematizar o post do Desafio 15! Agora vai!!


O Primeiro Ingrediente escolhido foi a CASTANHA DO PARÁ. A sugestão foi dada pela minha irmã Carolina, para acabar com o estoque de castanha da casa. Vamos primeiro conhecer o ingrediente:


Originária da região norte da América do Sul, com maior concentração na Amazônia brasileira, essa castanha é uma semente da espécie Bertholletia excelsa, e pode ser utilizada de varias forma, em diversos “ramos”.


Nutricionalmente, é um alimento com alto teor calórico e proteico e possui alta quantidade de selênio. De acordo com o estudo realizado pela pesquisadora Vanessa Coutinho, doutoranda da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, constatou-se que o consumo de uma Castanha-do-Pará por dia é capaz de suprir a necessidade diária de selênio, melhorando o sistema imunológico e protegendo o organismo contra os danos provocados pelos radicais livres. Por seu alto teor protéico, também pode ser usada como complemento alimentar para as pessoas que não ingerem carne, seu conteúdo de gordura saturada está entre o mais alto de todas as castanhas e nozes, superando o da macadâmia.

Na gastronomia, é um ingrediente com utilização ampla. Trituradas, podem substiruir a farinha de trigo em muitos produtos, especialmente na panificação; além da farinha de trigo ela pode também substituir a macadâmia e o coco, entre outros. Existem uma infinidade de receitas que podem ser feitas com a Castanha do Pará, como bolos, biscoitos, sorvetes e até em pratos salgados como o arroz por exemplo. No norte do país, o leite da castanha é muito utilizado na culinária.


As castanhas podem ser encontradas com casca, desidratadas ou semi desidratadas, a granel (sem beneficiamento) e sem casca - essas são obtidas quebrando-se manualmente - com ou sem película, além de poderem ser esmagadas e transformadas em óleo, muito utilizado em cosméticos.



FONTES:

imagens:

www.sistemadeprodução.cnptia.embrapa.br / www.diaadia.pr.gov.br


informações:

http://www.florestavivaextrativismo.org.br / www.brasilescola.com / www.sistemadeproducao.cnptia.embrapa.br

http://pt.wikipedia.org/wiki/Castanha-do-pará

B.CEPPA, Curitiba, v. 19, n. 2, p.381-390, jul./dez. 2001



sexta-feira, 16 de julho de 2010

Começa o "desafio 15"

A logo vencedora foi a nº 2.
Obrigada pelos votos...



A partir de hoje (16/07), começa o "Desafio 15".

Para o primeiro desafio, escolhi minha família para votar o ingrediente. No primeiro e no décimo sexto dia de cada mês, escolherei UMA PESSOA para indicar UM ingrediente desafiador.
Em até 15 dias, o prato será postado aqui com a receita e os "comentários".

Mais tarde, posto aqui o primeiro ingrediente do desafio.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Desafio Quinze!

Preciso de Votos para o desafio!

Primeiro, o que é o "Desafio Quinze":

no primeiro dia de cada mês, um ingrediente é escolhido por voto popular, e até o 15º dia do mesmo mês, um prato tem de ser inventado e servido com o ingrediente escolhido. No dia 15 do mesmo mês, outro ingrediente é escolhido e até o dia 31 (30) o prato deve ser inventado e servido.

Vamos aos votos primeiro para a "marca" do desafio. Votem imagem 1 ou imagem 2

1.

2.