quarta-feira, 21 de julho de 2010

Ingrediente revelado


Boa Tarde!!


Finalmente, depois de uma certa demora, consegui esquematizar o post do Desafio 15! Agora vai!!


O Primeiro Ingrediente escolhido foi a CASTANHA DO PARÁ. A sugestão foi dada pela minha irmã Carolina, para acabar com o estoque de castanha da casa. Vamos primeiro conhecer o ingrediente:


Originária da região norte da América do Sul, com maior concentração na Amazônia brasileira, essa castanha é uma semente da espécie Bertholletia excelsa, e pode ser utilizada de varias forma, em diversos “ramos”.


Nutricionalmente, é um alimento com alto teor calórico e proteico e possui alta quantidade de selênio. De acordo com o estudo realizado pela pesquisadora Vanessa Coutinho, doutoranda da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, constatou-se que o consumo de uma Castanha-do-Pará por dia é capaz de suprir a necessidade diária de selênio, melhorando o sistema imunológico e protegendo o organismo contra os danos provocados pelos radicais livres. Por seu alto teor protéico, também pode ser usada como complemento alimentar para as pessoas que não ingerem carne, seu conteúdo de gordura saturada está entre o mais alto de todas as castanhas e nozes, superando o da macadâmia.

Na gastronomia, é um ingrediente com utilização ampla. Trituradas, podem substiruir a farinha de trigo em muitos produtos, especialmente na panificação; além da farinha de trigo ela pode também substituir a macadâmia e o coco, entre outros. Existem uma infinidade de receitas que podem ser feitas com a Castanha do Pará, como bolos, biscoitos, sorvetes e até em pratos salgados como o arroz por exemplo. No norte do país, o leite da castanha é muito utilizado na culinária.


As castanhas podem ser encontradas com casca, desidratadas ou semi desidratadas, a granel (sem beneficiamento) e sem casca - essas são obtidas quebrando-se manualmente - com ou sem película, além de poderem ser esmagadas e transformadas em óleo, muito utilizado em cosméticos.



FONTES:

imagens:

www.sistemadeprodução.cnptia.embrapa.br / www.diaadia.pr.gov.br


informações:

http://www.florestavivaextrativismo.org.br / www.brasilescola.com / www.sistemadeproducao.cnptia.embrapa.br

http://pt.wikipedia.org/wiki/Castanha-do-pará

B.CEPPA, Curitiba, v. 19, n. 2, p.381-390, jul./dez. 2001



4 comentários:

Panda disse...

cade a receita q vc prometeu?! hehe

Débora Carneiro disse...

Pandão, vou escrever aqui mais tarde um resumão de como funciona a coisa, ta??? Acho que eu devo ter explicado mal.. hehehehe
OBS: A receita ainda vem...

pela estrada fora disse...

;)
Já provei e adorei!!
ass: mãe miedu coruja

Isa disse...

Hummm castanha do Pára? Deve dar pra fazer um monte de coisa gostosa hein...
Quero experimentar depois ¬¬ hehe

Postar um comentário