Adivinha só qual foi?
- Groselha!
Existem dessas frutinhas vermelhinhas e também pretas. Essas últimas, são mais conhecidas como Cassis e com elas é produzido o famoso licor de cassis.
A cidade de Bar-le-duc na região de Alsásia-Lorena é a grade capital da groselha, tem o ar praticamente voltado para essa frutinha e lá são produzidas geléias de groselha, muito requisitadas desde o século XIV “arrancando suspiros de nobres e plebeus". Acredita-se que esse doce tenha sido inventado por um farmacêutico com alma de cientista e paixão pelas artes culinárias.
Se você tiver um tempinho de sobra, o que acha de treinar para o Concurso Nacional de Épépineuse?
Épéneuses são as mulheres treinadas, desde a infância, para retirar as sementes da groselha sem desperdício de suco. Logo, você terá que tirar as sementes da groselha –aproximadamente sete por fruta-, com ajuda de uma pena de ganso, que é como elas fazem. Ah, e sem desperdiçar o suco heim?!!
E aí??? Tem paciência pra isso?? Eu acho que eu não teria…
Em relação à planta, “ela é forte e demanda pouco cuidado do homem. Quando a chuva cai em níveis insuficientes, a raiz precisa captar água do subsolo. A planta, então, volta suas forças para a busca de água e produz frutos menores. Esses frutos, porém, apresentam menos sementes e mais sabor”.
Bom, estou aqui imaginando oque vou conseguir inventar com esse ingrediente!
Na próxima volto com a receita!!
até!
2 comentários:
Hum...eh um bom ingrediente sim sim...=) até imagino o Fred sentado na mesa falando sobre doces.. =)
quero so ver o resultado ein ?
beijinhoss**
Uhú. Groselha é bão.
Não esquece de me chamar pra comer depois que fizer a comidinha, Dedé!
Postar um comentário