Esse ingrediente foi escolhido pelo Rapha e ele, como um bom namorado de uma "pseudochef" como eu, não podia escolher qualquer coisa, né?!
Pensou, pensou... e escolheu bem.
Bom, vamos ao ingrediente:
Os chamados brie são uma importante família de queijos de pasta mole e crosta branca e aveludada, originados da região de Brie, na França. As duas principais variedades, ambas com denominação de origem, são o brie de Meaux e o brie de Melun.
Fabricados com leite de vaca, o brie tradicional apresenta-se no formato de um cilindro que varia em diâmetro, altura, e peso. Sua crosta é branca ("mofo branco") e macia, formada pelo fungo Penicillium candidum.
Possui sabor delicado mas presente e considera-se em boas condições se estiver mole, mas sem escorrer. O seu sabor e textura se modificam de acordo com a sua maturação: os sabores mais suaves e as texturas mais macias são encontrados em peças com até trinta dias de maturação; para um sabor mais apurados e uma textura cremosa, são indicadas peças com mais de trinta dias.
Para conseguir extrair o melhor desse queijo, ele deve ser retirado da refrigeração uns 30 minutos antes de ser servido.
O acompanhamento sugerido, geralmente, é um bom vinho tinto.
Descrição do queijo Brie dado pelo Instituto americano de culinária:
"Feito com leite integral ou semi-desnatado; algumas vezes creme de leite pasteurizado; discos amarelo-claros; amanteigado; pungente; macio, uniforme, com casca comestível, cremoso"
http://www.abiq.com.br
http://pt.wikipedia.org/wiki/Brie_(queijo)
Chef profissional - Instituto Americano de Culinária
3 comentários:
Hum... Vc e o Brie sempre se dão bem!:P Esperando ansiosamente!
adoro brie!! =) vai ficar mto bom..certeza!
Com o calor que está fazendo em Campinas vc podia fazer agora um suco bem refrescante no próximo ingrediente...
Postar um comentário