segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Ingrediente: Quinoa ou Quinua Real

OBA!! Novo ingrediente pro meu desafio culinário. Foi escolhido por minha prima Wally que adora esse ingrediente.
Ja sei até o que vou fazer com a Quinoa. Vai ficar bom, viu?? Vou tirar minha prima do regime!! Esperem só até a semana que vem!

Vamos ao ingrediente:
A Quinua Real, também conhecida como Quinoa, é originária da Bolívia e o seu cultivo tem mais de 5000 anos. No Império Inca era o “Grão Sagrado” e a base da alimentação daquela população.


Com a conquista espanhola alimentos como a quinoa e outros, caíram em desuso sendo substituídos pelos grãos consumidos na Europa como o trigo e a cevada. Mas, felizmente, os agricultores andinos conservaram as sementes e continuaram a cultivá-las em pequenas parcelas de terra. Mas foi só no final do século XX que os bolivianos descobriram o seu valor e, após estudos científicos houve uma grande expansão do cultivo e do consumo.

Agora, esse grão foi qualificado como o melhor alimento de origem vegetal para consumo humano pela Academia de Ciências dos Estados Unidos, e constataram, que seu valor nutritivo - só comparado ao leite materno - a converte no alimento mais completo do planeta, muito superior aos de origem animal, como a carne, o leite, os ovos e o peixe.

Podemos encontrar a quinoa em grão, farinha e flocos em muitos supermercados.


OBS: Esse grão não possui Glútem, sendo assim uma ótima alternativa para celíacos.


http://www.heavenskitchen.com.br/heavens-detalhesreceita-356.htm

http://www.quinuareal.com.br/historia.asp


0 comentários:

Postar um comentário